Projecto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Home : Projectos : Página do projecto : Apresentação

Titulo do Projecto

Curso: Informática de Gestão

Sandra Tralhão; 1904

Orientador: Dr.ª Isabel Lopes

 

Objectivos

  • Objectivos do projecto: A importância que a informação assume na sociedade transformou-a num recurso estratégico para as organizações. No mundo de hoje, cada vez mais global, a sociedade pós-industrial está a ser substituída por uma sociedade onde a matéria-prima se chama informação. Dada a importância que esta tem vindo a adquirir, torna-se importante gerir os sistemas de informação de modo convergente com a missão das organizações permitindo a melhoria do desempenho das pessoas nos processos da organização.

    Neste contexto é fundamental o estudo de Politicas de Segurança e Privacidade como principal forma de assegurar os princípios de segurança de sistemas de informação

 

Descrição

Estudo e revisão de literatura sobre Políticas de Segurança de Sistemas de Informação; Identificação e caracterização dos principais componentes de uma política; Identificação e caracterização das fase de formulação e implementação de políticas; Apresentação de directrizes sobre formulação, implementação, monitorização e avaliação de políticas, e Verificação da existência e aplicação de Políticas de Segurança de Sistema de Informação, através de recolha efectuada em locais Web.

 

Resultados

Muitas organizações remetem para a lei 67/68 de 26 de Outubro - Protecção de dados pessoais – a questão da política de segurança. Não há um sinal claro da adaptação da lei á realidade organizacional. Uma pequena percentagem das organizações apresentam de facto uma politica de privacidade e segurança. No entanto e á luz do exposto neste trabalho, algumas delas nem sequer são dignas deste nome, dado tratar-se de documentos pobres em termos de forma e conteúdo. Na análise dos locais Web visitados é comum verificar-se que a política de segurança e privacidade exposta é igual a outros sites. Após análise mais cuidada verifica-se que estas ocorrências se devem a duas situações específicas: - A emanação de propostas de texto sobre o tema, por parte de entidades institucionais, como é o caso da relação Câmara Municipal / Juntas de Freguesia, e - A existência de modelos de texto por parte de empresas de Web Design que é igual para todos os clientes, independentemente da realidade organizacional.

 

Conclusões e trabalho futuro

Considero que poderão constituir sugestões para futuros trabalhos: a) Utilização de instrumentos para captação de dados sobre a implementação de PSSI nas organizações, como por exemplo questionários ou entrevistas aos responsáveis por sistemas de informação. b) Utilização de instrumentos para captação da percepção dos utilizadores de sistemas de segurança de informação quanto à sua segurança. c) O papel do indivíduo dos seus valores e a construção de artefactos na concepção e implementação de políticas de segurança de sistemas de informação.

 

 

 

Webmaster - cti@ipb.pt :: Alojamento - Laboratório de Informática :: Webdesign - Serviços de Imagem do IPB / CTI
Departamento de Informática e Comunicações
Escola Superior de Tecnologia e de Gestão - Instituto Politécnico de Bragança