Projecto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Home : Projectos : Página do projecto : Apresentação

Localização Indoor

Engenharia Informática

Leandro dos Santos Magalhaes, 29347, a29347@alunos.ipb.pt

Daniel Monteiro Martins de Melo Calvao, 30044, a30044@alunos.ipb.pt

Orientador: Rui Pedro Castro Lopes, rlopes@ipb.pt

CO-Orientador: Pedro João Rodrigues, pjsr@ipb.pt

 

Objectivos

  • O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento de um sistema de Localização Indoor utilizando sinais de Bluetooth.

  • O sistema terá que armazenar os dados recolhidos dos beacons numa base de dados previamente desenvolvida.

  • O sistema poderá ser aplicado em diversos locais, como por exemplo escolas e museus.

  • O sistema deverá ser capaz de devolver a localização exata da pessoa, como alguma informação pertinente associada a ela.

 

Descrição

Começou-se por realizar a programação do Nordic para que o mesmo funciona-se como um beacon, emitir/receber sinal. Após isso tentou-se desenvolver a parte da interação, mas esta sem sucesso.

Já no Raspberry foi implementado um programa para a receção da informação do beacon e enviar a mais pertinente para uma base de dados também implementada neste, com recurso ao MariaDB.

Desenvolveu-se também uma Web Application em PHP para auxiliar o administrador nas operações básicas de uma base de dados, CRUD. A mesma assenta num servidor baseado em Apache2 implementado no Raspberry

 

Resultados

O sistema foi testado tendo em base a localização por zona.

O Raspberry capta a informação emitida pelos beacons, caso a mesma seja de um beacon não registado no sistema, apresenta uma mensagem a informar o administrador e continua a execução do programa. Quando a informação captada é de um beacon resgistado, a mesma é enviada para uma Base de Dados

 

Conclusões

O sistema apresentou um funcionamento bastante estável já que as funções implementadas passaram nos testes. Estes foram realizados sem uso de uma bateria, mas como os dispositivos estão sempre ligados, sistema ativo, o consumo deve ser um pouco elevado.

Com os resultados obtidos chega-se à conclusão que uma localização por zona é possível de realizar, tendo as suas limitações, há sempre uma área que terá a sobreposição de captura por parte do Raspberry e dependendo do alcance da transmissão do beacon essa sobreposição pode variar e sendo assim um pouco mais complicado de controlar. Isto tudo devido aos valores RSSI oscilarem com os obstáculos, altura a que se encontra o beacon, entre outros.

 

 

 

Webmaster - cti@ipb.pt :: Alojamento - Laboratório de Informática :: Webdesign - Serviços de Imagem do IPB / CTI
Departamento de Informática e Comunicações
Escola Superior de Tecnologia e de Gestão - Instituto Politécnico de Bragança