Projecto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Home : Projectos : Página do projecto : Apresentação

Desenvolvimento de uma aplicação SAP

Engenharia Informática

Daniel Cidre, a32067, a32067@alunos.ipb.pt

Orientador: João Paulo Pereira, jprp@ipb.pt

 

Objectivos

  • O âmbito deste desenvolvimento consistiu na construção de um cockpit que permitisse analisar os dados (matriz de estimativas) de um ficheiro Excel da atual aplicação de pedidos (gestão de tickets) em utilização na SAP Development Factory (SDF). Esta análise tem como objetivo dois grandes fins:

    1. Obtenção de dados históricos reais para suporte à construção de uma matriz de estimativas consoante o modelo Reports, Interface, Conversion, Enhancements, Forms and Workflow (RICEFW) x Complexidade.

    2. Possibilidade de comparação de estimativas e/ou esforço imputado entre dois elementos (2 clientes ou 2 programadores) ou um elemento contra a média geral. Sendo este um objetivo puramente analítico, permitirá obter informação interessante de análise como, por exemplo, verificar se um programador perde mais tempo que a média, ou se num contexto de cliente se perde mais tempo na execução dos pedidos.

    Para além da solução desenvolvida e pronta a executar, farão parte do produto final os seguintes entregáveis: especificação técnica e funcional, prova de testes e manual do utilizador.

 

Descrição

Numa fase inicial, foi realizado todo um trabalho de interpretação e análise dos requisitos funcionais que passou pela elaboração do desenho e especificação técnica da solução. Após o trabalho de análise e desenho, procedeu-se à implementação do cockpit para a análise de dados dos pedidos de desenvolvimento da SDF tal como todas as funcionalidades, respeitando as melhores práticas e convenções definidas internacionalmente para a construção de software e as definidas pela SAP para os desenvolvimentos em SAP ABAP. Finalizada a implementação, seguiu-se uma fase de testes unitários e testes de aceitação. Consequentemente foram feitas correções e ajustes após o controlo de qualidade. Concluindo todo este processo foi disponibilizado em ambiente de produção. Para além da solução desenvolvida e pronta a executar, farão parte do produto final os seguintes entregáveis: especificação técnica e funcional, prova de testes e manual do utilizador. .

 

Resultados

Devido a todo o trabalho e à existência de um extenso plano de desenvolvimento a implementação decorreu com fluidez. Realizaram-se testes internos, sendo testados exaustivamente todos os mecanismos da aplicação. Isto levou ao descobrimento de alguns bugs e falhas da aplicação. Foi então necessário identificar todos os bugs existentes e corrigi-los, num processo iterativo constante de testes e análise de resultados. Terminados os testes, procedeu-se à análise dos resultados. Pode inferir-se que o resultado final é positivo e o feedback do utilizador final foi igualmente positivo.

 

Conclusões e trabalho futuro

Este período de desenvolvimento permitiu interiorizar vários conhecimentos adquiridos na formação em SAP/ABAP, incluindo a execução de todas as fases de um projeto, como a análise e especificação de requisitos, desenho, implementação e testes. Os objetivos foram alcançados, o desenvolvimento da aplicação SAP decorreu dentro do prazo previsto e está totalmente funcional. Um projeto deste género não pode ser considerado completo pois engloba várias vertentes e todas elas podem ser eventualmente modificadas e inovadas. Foram implementadas funcionalidades que não estavam previstas na proposta inicial de forma a melhorar o desempenho da plataforma e a disponibilização de mais funções.

 

 

 

Webmaster - cti@ipb.pt :: Alojamento - Laboratório de Informática :: Webdesign - Serviços de Imagem do IPB / CTI
Departamento de Informática e Comunicações
Escola Superior de Tecnologia e de Gestão - Instituto Politécnico de Bragança