Projecto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Home : Projectos : Página do projecto : Apresentação

Implementação de um ERP numa empresa que atua no ramo da Construção Civil

Engenharia Informática

Maria Seca, a33883, a33883@alunos.ipb.pt

Orientador: Professor Paulo Alves, palves@ipb.pt

 

Objectivos

O objetivo deste projeto passa pela implementação de um ERP (Enterprise Resource Planning) na empresa Melom Invicta.

A principal atividade da mesma enquadra-se no sector de construção civil e está inserida num sistema de franchising da rede Melom, com sede na cidade do Porto. Foi realizada a análise SWOT da empresa e depois de verificadas as carências que a empresa apresenta foram apresentadas algumas opções para a escolha do software, tendo em conta a decisão antecipada da empresa. A empresa optou pela aquisição do PHC Advanced, o qual foi parametrizado numa versão de teste e testado pelos funcionários.

Implantou-se um Data Center próprio pois mesmo em teste o desempenho utilizando a Cloud era muito baixo e o que dificultaria a utilização diária por parte dos colaboradores.

 

Descrição

Um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) serve para integrar os dados de diversos setores de uma empresa em um único local, possibilitando a gestão de toda a sua informação (da compra da matéria-prima à venda do produto final) e de suas atividades efetuadas (administração, finanças, marketing).

A primeira parte deste estudo integra uma breve contextualização da empresa, analisando a política da empresa, assim como a visão, a missão e os valores da mesma, recorrendo à análise SWOT para melhor conhecer a empresa em estudo.

Na segunda parte deste estudo são apresentados os processos internos da empresa e os diversos sistemas que a empresa utiliza para orçamentação, faturação e armazenamento de informação de todos os clientes. Existia uma grande diversidade de sistemas, o que causa uma grande dispersão de informação podendo combater este obstáculo através da implementação de um sistema de ERP.

Na terceira parte foi instalado o software na empresa e parametrizado todas as configurações necessárias para que este seja utilizado pelos colaboradores de forma eficiente e sem perda de informação.

Por ultimo, após a escolha do ERP, sendo esta a solução do PHC Advanced, procedeu-se á instalação e parametrização dos módulos que a empresa adquiriu e resolveram-se problemas que surgiram pela falta de alguns módulos, resolvendo-os através da exportação de dados entre outros.

 

Resultados

    As configurações que foram efetuadas no sistema foram estudadas e apresentadas a cada parte da empresa, pois para cada colaborador de um dado departamento foi criada uma conta com as respetivas funções.
    A empresa adquiriu dois módulos de maior destaque:
  • Módulo de gestão: no qual podemos verificar algumas análises pedidas pelo diretor, análise empresarial, multi-dimensionais, bem como parametrização em stocks, vendas, clientes, fornecedores e recursos humanos.
  • Módulo de projeto: entre outras parametrizações que foram efetuadas, criou-se os layouts de todos os Idu´s que a empresa utiliza bem como o planeamento do qual deriva a maior parte do trabalho da empresa, pois devido ao orçamento é necessário planear os trabalhos e para isso foram executadas várias parametrizações tendo em conta o mapa de necessidades do mesmo.

 

Conclusões e trabalho futuro

Após a conclusão das parametrizações, na fase de teste foi utilizada a cloud mas antes dos testes finais foi posta em execução e a possibilidade estudada de obter um servidor próprio. Uma das maiores desvantagens de trabalhar em cloud é a existência de falhas na conexão com a cloud consecutivamente, daí a empresa possibilitar e ponderar a hipótese de ter um data center próprio.

Nesta altura, em modo de teste, todas as funcionalidades foram verificadas pelos colaboradores que irão utilizar o sistema, conseguindo assim satisfazer todas as necessidades apresentadas. Depois de serem efetuados os testes permitiu a empresa verificar que o sistema se irá adaptar ao dia-a-dia, sendo que o próximo passo que a empresa terá é a utilização dos servidores próprios.

 

 

 

Webmaster - cti@ipb.pt :: Alojamento - Laboratório de Informática :: Webdesign - Serviços de Imagem do IPB / CTI
Departamento de Informática e Comunicações
Escola Superior de Tecnologia e de Gestão - Instituto Politécnico de Bragança