Projecto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Home : Projectos : Página do projecto : Apresentação

NuxKids

Engenharia Informática

Herculano Oliveira,14748, herculano.mc.oliveira@gmail.com
Jorge Sampaio,14857, jcarvalho_sampaio@hotmail.com

Orientador: José Rufino, rufino@ipb.pt

 

Objectivos

  • Obter uma distribuição Linux dedicada à Educação, especialmente para idades compreendidas entre os 3 (três) e os 10 (dez) anos.

  • Actualização do software disponibilizado na EstigLive devido aos constantes avanços tecnologicos.

 

Descrição

  • Com a distribuição NuxKids pretende-se cativar as crianças para o mundo do Software Livre e não só. Paralelamente, pretende-se também : a)-fornecer novas ferramentas aos educadores e aos pais, com a possibilidade de controlo das aplicações activas, para deste modo orientarem a educação das crianças; b)-Mostrar alternativas a aplicações proprietarias,bem como as possibilidades abertas pelo Linux, e que ainda nao estão a ser exploradas da melhor forma. Para que a distribuição EstigLive continue a servir os seus propósitos iniciais, como distribuição orientada a realidade da Estig, a uma actualização, bem como a inclusão de novas aplicações, era também um dos objectivos (embora secundário) do projecto.

 

Resultados

  • A procura de novas soluções para a Educação é uma constante e o papel da TIC's nesta área é, sem dúvida, muito importante. Neste contexto, o projecto NuxKids representa um contributo importante e, na nossa opinião, os seus principais objectivos foram atingidos. Estes, recorde-se, davam prioridade à usabilidade e à atractividade do interface, qualidades que se puderam comprovar pela reacção dos utilizadores nos testes de campo efectuados. Nos mesmos testes, os educadores mostraram-se agradados pela função e variedade das ferramentas seleccionadas, incluindo a possibilidade de controlar, de forma administrativa, as ferramentas disponíveis para diferentes públicos-alvo. O facto de a distribuição NuxKids ser disponibilizada em formato Live foi também uma mais valia apreciada, já que torna a utilização do produto fácil e inócua. Relativamente à distribuição EstigLive, os objectivos eram mais modestos (actualização do Kernel e das aplicações) mas mesmo assim foram cumpridos, apesar de algumas dificuldades inesperadas.

 

Conclusões e trabalho futuro

  • Em termos estratégicos, com a realização do NuxKids fica o caminho aberto para uma distribuição NuxJuniors, mais orientada ao Ensino Secundário. Outra alternativa aliciante, em termos de público alvo, seria uma distribuição NuxSpecial, para pessoas portadoras de deficiência ou com necessidades especiais. Futuras iterações deste projecto deveriam também contar com uma cooperação mais estreita com especialistas da área da Educação e da Informática para a Educação, permitindo dar um salto qualitativo importante. Em termos técnicos, verificou-se que muitas das aplicações seleccionadas não tinham tradução para a língua portuguesa, vertente que importa atacar em futuras versões do NuxKids. A possibilidade de seleccionar automaticamente as aplicações acessíveis por faixa etária é uma funcionalidade não implementada na versão actual e que facilitaria a tarefa dos educadores. Adicionalmente, é de equacionar a possibilidade de utilizar uma outra distribuição e ambiente gráfico de base, para além da ZenWalk e do Xfce, de forma a facilitar a manutenção de versões actualizadas do sistema operativo de base e permitir a execução de outras aplicações capazes de tirar partido de ambientes gráficos mais avançados, como o Gnome ou o KDE. Neste contexto, uma possibilidade interessante a explorar seria o ambiente Ubuntu MID Edition

 

 

 

Webmaster - cti@ipb.pt :: Alojamento - Laboratório de Informática :: Webdesign - Serviços de Imagem do IPB / CTI
Departamento de Informática e Comunicações
Escola Superior de Tecnologia e de Gestão - Instituto Politécnico de Bragança